sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação integral do surdo por meio do esporte

Idealizador e coordenador do projeto: Prof. Julio César P. P. de Souza.

Introdução: Fundamentação
O esporte é parte integrante do desenvolvimento humano, desde tempos imemoráveis. Podemos dizer, que a prática esportiva está diretamente ligada à qualidade de vida de todo cidadão, seja qual for sua faixa etária. Na área da saúde, por intermédio da fisiologia do exercício, na área social, por meio da participação e lazer, ou na área da educação, pelo esporte escolar. Por todos estes fatores é o segmento em condição mais favorável à promoção do desenvolvimento humano em todos seus aspectos, com papel fundamental na educação de nossos jovens, formando hábitos e valores para toda a vida.
Para isso é preciso que seja democrático e inclusivo, sendo estimulado desde a infância, e o local mais adequado para sua iniciação é a Escola.
Entretanto, através de estudos por nós realizados, a conclusão é que o deficiente auditivo é excluído do esporte, seja nas ruas, nos clubes, espaço Municipal e Estadual e também nas Escolas Especiais, onde não há o Prof. de Educação Física contratado, e algumas Escolas, sequer contam com quadra esportiva em seu espaço físico.
Nossa proposta é a criação de Núcleo Esportivo nas Escolas Especiais para surdo e deficiente auditivo.
Objetivo geral
Educar e capacitar o deficiente auditivo, desenvolvendo a formação do caráter, baseado em valores de paz, ética, cidadania, convivência social, saúde e também às habilidades práticas, necessárias à execução das mais variadas tarefas do seu cotidiano, proporcionando a oportunidade para que o surdo adquira qualidade de vida e igualdade social.
Objetivo específico
Desenvolvimento das habilidades, no que diz respeito aos aspectos educacionais: físico, psicológico e social.
Estratégia
1º local:Qualquer escola especial para surdo e deficiente auditivo seja ela municipal, estadual ou particular.
2º forma:Aula de Esportes (Obrigatória).
3º horário:Durante o período escolar (três períodos).
Pedagogia
Foi criteriosamente desenvolvida, onde cada exercício dos aspectos esportivos foi criado ou adaptado para que por meio deles, a criança surda desenvolva simultaneamente os aspectos educacionais; físico, psicológico, social.
Metodologia
Distribuição sistemática de treinamento dos vários itens do aspecto esportivo por meio do cronograma de aulas, facilitando a introdução e o aprendizado dos esportes aplicados.
Foram escolhidos os quatro esportes mais populares, não somente pelo fato de fazerem parte da nossa cultura, mas também por terem natureza democrática, (com uma bola, coletes e um espaço é possível treinar centenas de crianças).
Tais esportes se completam no desenvolvimento educacional e esportivo, pelo fato de terem aspectos diferentes, cada qual desenvolvendo um tipo de habilidade.
Conclusão
Acreditamos que por intermédio da realização deste projeto, estaremos contribuindo para o desenvolvimento integral do surdo, tanto no que se refere aos aspectos esportivos quanto educacionais, promovendo uma verdadeira inclusão social.
Pedagogia e metodologia: prática
Metodologia
Esportes praticados:
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol
Nº de aula: Duas vezes semanais
Duração da aula: 45 minutos
Sexo: masculino e feminino
Idade: a partir de 7 anos
Sistema de rodízio: dois meses consecutivos cada esporte
Local: escolas especiais para surdo e deficientes auditivo
Divisão cronológica de aula

1º semana
2º semana
3º semana
4º semana

1º treino
2º treino
3º treino
4º treino
5º treino
6º treino
7º treino
8º treino
Palestras
10 min.
10 min.
10 min.
-
5 min.
-
5 min.
-
Aquecimento
10 min.
10 min.
10 min.
10 min.
10 min.
10 min.
10 min.
10 min.
Treino técnico
25 Min.
25 min.
-
25 min.
-
15 min.
-
-
Treino tático
-
-
25 min.
10 min.
-
-
-
15 min.
Treino físico
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Simultân.
Coletivo
-
-
-
-
30 min.
20 min.
30 min.
25 min.
Aspectos esportivos
Tudo que abrange os itens relacionados com o treinamento esportivo.
Palestra
Sobre temas atuais importantes, visa a levar informação prática e científica ao conhecimento do surdo, capacitando-o a uma escolha mais seletiva de convivência social. Os principais assuntos são: drogas, álcool, fumo, sexo, doenças, higiene, escola, trabalho, família, sociedade, espiritualidade etc.
Aquecimento
Obrigatório antes de qualquer atividade física, é realizado de forma recreativa.
Jogos cooperativos
Brincadeiras recreativas
Alongamento
Jogos participativos
Treino técnico
Visa ao aprendizado e aperfeiçoamento individual dos fundamentos de cada esporte.
Basquetebol:
Bate bola
Condução de bola
Passe de peito
Passe quicando
Tipos de arremesso
Bandeja
Lance livre
Futsal:
Passe curto
Passe longo
Condução de bola
Domínio de bola
Tipos de chute
Cabeceio
Lançamento
Pênalti
Handebol:
Bate bola
Tipos de passe
Passe curto
Passe longo
Condução de bola
Voleibol:
Saque
Toque
Manchete
Cortada
Bloqueio
Treino tático
Posicionamento individual e coletivo nas diversas situações de jogo:
Posicionamento de defesa
Posicionamento de ataque
Deslocamento
Marcação sob pressão
Contra-ataque
Marcação por zona
Marcação individual
Treino físico
Para não se tornar um treinamento sofrido e desmotivado, é realizado simultaneamente com os aspectos; técnico, tático e coletivo. Somente em casos específicos serão ministrados individualmente.
Treino coletivo
É o jogo propriamente dito, quando o aluno deverá colocar em prática, de uma forma sincronizada, os fundamentos de todos os aspectos esportivos, e escolher o que melhor se adapta a solução das mais variadas situações que se apresentam durante a partida. Por ser uma situação real de jogo, o treino coletivo desperta sentimento contraditório como: insegurança, prazer, ansiedade, auto-afirmação, motivação, nervosismo etc. Momento que o aluno demonstra suas qualidades e defeitos, quando o professor deverá corrigi-las individualmente, nos aspectos esportivo e educacional.
Pedagogia
Aspectos educacionais
São desenvolvidos por intermédio do treinamento dos aspectos esportivos e compreende todas as habilidades abrangidas pelos fatores.
1º físico:
Força
Velocidade
Flexibilidade
Resistência
Fisiologia
Condicionamento físico
Estética
Coordenação motora
Aproveitamento da visão periférica
Orientação aero-temporal
Velocidade de reação visual motriz
Higiene
Sentido de direção
2º psicológico:
Concentração
Observação
Velocidade de raciocínio
Auto-estima
Confiança
Independência
Responsabilidade
Solidariedade
Determinação
Perseverança
Lidar com frustração
3º social:
Respeitar horário
Comprometimento com programa
Responsabilidade social
Cidadania
Participação social
Respeito às limitações (própria e do outro)
Igualdade social
Participação em grupo
Desenvolvimento da ética
Liderança
Conclusão geral
Acreditamos que por meio da implantação do núcleo esportivo dentro das escolas especiais para surdos, estaremos dando um grande passo em prol da igualdade social, e pela prática esportiva com todos os benefícios inerentes a ela, a educação e a capacitação do surdo, tanto no sentido qualitativo como quantitativo, será uma realidade sem precedentes.
Fontes para a elaboração:
Cursos, palestras, clínicas, mesa-redonda com a experiência de vários profissionais nas mais variadas áreas sociais e esportivas.
Etapas organizacionais:
1º etapa:
Observação, estudo e debate com outros profissionais da área, tendo como base os primeiros núcleos esportivos criados. Preparação dos testes a serem realizados por profissionais experientes em grupos diferenciados de alunos, objetivando a comprovação científica.
2º etapa:
Aplicação dos testes elaborados, durante dois anos consecutivos.
Estudo e análise dos resultados obtidos.
A comprovação científica dos conceitos da Pedagogia e Metodologia aplicadas neste projeto.
Responsável técnico: Prof. Aguinaldo Mota
Colaboradores:Dr. Antonio Douglas MenonDr. Luís Alberto Chaves de OliveiraProf. Lorenzo Rosales e equipe
Leia também: Origem da exclusão social do surdo

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Cursos: Curso MARKETING DE VENDAS E NEGOCIAÇÃOCurso - Atualmente, trabalha com crianças e jovens surdos. Desenvolveu o PROJETO “EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SURDO ATRAVÉS DO ESPORTE”, o qual se dedica há cerca de dez anos, coordenando aulas em três escolas especiais municipais de São Paulo, que já beneficiaram milhares de crianças surdas.

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